CASAMENTO AO LIVRE – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Dicas para ter um casamento ao ar livre de sucesso.Casamento ao ar livre em Lins-SP
Por Josué Reis – Fotografo de casamento em Lins
Está aí uma categoria que gosto bastante: Casamento ao ar livre.
Vejo no casamento ao ar livre uma maior possibilidade para registros mais ricos e criativos, claro que se este espaço escolhido for adequado e devidamente preparada para tal.
Considere estas coisas
A combinação perfeita seria a escolha de um horário em que a iluminação natural esteja adequada pra fotografia, ou mesmo se a noite, o ambiente contar com iluminação apropriada.
Certamente o casamento externo tem uma “pontinha hollywoodiana”. Claro que não estou propondo que o casamento externo é mais charmoso que o que acontece dentro de salões. Cada um tem suas particularidades e belezas. Mas imagine o espetáculo natural do pôr do sol junto ao seu casamento. Qual outro elemento decorativo pode se comparar a isto?
Ainda, pense comigo: Seria vantajoso escolher casar ao ar livre e não poder ter a luz natural? O fundo todo escuro pode não ter sido seu desejo.
No entanto, a beleza dos raios e encantos solares disfarçam alguns desafios para os profissionais do casamento. Em busca do total sucesso deste momento especial, precisamos nos adequar a diversas realidades previsíveis ou não. Considere até mesmo ser necessário "Malabarismos diversos" em busca do “tudo ok”!
É pensando nisso que pretendo neste curto texto te oferecer algumas orientações importantes para um CASAMENTO AO AR LIVRE DE SUCESSO!
1- Contrate uma boa e experiente assessoria.
Após este profissional conhecer seus gostos, expectativas e necessidades pessoais, irá te ajudar a organizar, planejar, economizar, escolher o local e os profissionais mais adequados para o dia especial. Escrevi um artigo especial no meu site e você pode acessá-lo clicando sobre o link que deixei abaixo:
Por que contratar cerimonialista/assessoria?
2- Verifique as condições climáticas para o dia do casamento
Esta aí uma tarefa muito difícil, principalmente em cidades do interior de São Paulo em que as previsões se distanciam de algumas realidades. Mas se é difícil prever como está o clima, em relação a chuvas, é possível antecipar uma solução com locação de tendas ou locais que possuem área coberta para serem usadas como "plano B".
3- Pense com cuidado em relação a infraestrutura deste local.
Acomodação aos que vem de longe
Hoje há muitos locais que oferecem estrutura para convidados até mesmo passarem o final de semana ou se arrumarem para o casamento no próprio ambiente. Assegure-se que seus "convidados de longe" terão facilidade para chegar ao local e terão oferta de alimentação adequada nas proximidades.
Lembre-se também garantir um local com ampla cozinha e banheiros suficientemente compatíveis com a quantidade de convidados.
Iluminação
Outro ponto a ser considerado está no fato de que, em havendo falta de luz, quais recursos o ambiente oferece para continuidade segura do evento.
Quantidade de convidados
Avalie corretamente com sua assessoria se o número de convidados é compatível com a capacidade do local, afinal de que adianta um casamento ao ar livre se as famílias não poderão se sentirem confortáveis.
4- Ofereça segurança aos convidados
Significa aqui dizer sobre o cuidado em relação as intempéries naturais tais como mosquitos e calor. Se possível, providencie repelentes e abanadores. Vejo também muitos casamentos ao ar livre em que os convidados ficam sem acesso a água, os expondo ao "sofrimento" de terem que esperar o momento da recepção
5- Cuide do horário
Afinal de contas, o que adianta ter em mente o aproveitamento da luz do sol ou o seu pôr, se tudo começar atrasado? Se porventura o casamento acontecer a noite, o emprego de iluminação bem planejada vai ser preciso.
Possuo amplo material que me possibilita o registro noturno, mas pense com carinho na experiência dos seus convidados. Pensando no conforto deles, evite os horários de sol escaldante se o ambiente não contar com cobertura. Além do calor, o sol provocará "caretas" em todos.
6- Pense com carinho em informar corretamente a logística para os convidados e fornecedores
É quase impossível dizermos hoje não haver aplicativo que te conduza exatamente a qualquer ponto do planeta habitado por pessoas. Lembro-me de um casamento em que aconteceu em um bairro tão distante que o sinal de internet e oportunidades de rastreamentos pelo Google Street eram impossíveis.
Precisei ir com a família conhecer o local, mas de tão distante que era, me esqueci como chegar. A grande sacada foi ter baixado o mapa do Google Street Off-line que permite a localização de locais previamente marcados sem a necessidade de internet. Estando no local, fiz o registro do ponto e a partir daí disponibilizei para os demais fornecedores.
No entanto era desesperador ver que muitos padrinhos poderiam se perder na rota. E você já sabe "né.." escureceu no campo, já era!
Se possível, quando o local for muito distante, ofereça vídeos explicativos, distribuição de coordenadas para o GPS do Google Street, entre outros. Isto certamente evitará atrasos e inclusive prevenirá o mal humor dos convidados. Lembre-se de prover kit de primeiros socorros caso o local escolhido seja bem distante da cidade. A prevenção é uma boa ferramenta.
Verifique se há pontos com buracos
Verifique se o espaço do casamento tem todo o solo adequando para os transeuntes, e se houver áreas de depressão de solo com risco de quedas e torções, solicite para que os mesmos sejam sinalizados.
7- Cuide para que a maquiagem seja adequada com o ambiente e que tenha a fixação necessária caso o mesmo aconteça em períodos quentes.
Ela, pelo menos na perspectiva fotográfica, inspira delicadeza e naturalidade. Sobretudo seja tudo como você sempre sonhou. Se possível for, em casos de casamentos muito afastados, pense em maquiadores que possam atendem no próprio ambiente do casamento, o que lhe trará mais conforto, tranquilidade e ganha de tempo.
E curta bastante o seu dia!
E vai aqui um resumo em forma de ckeck-list
1. Consulte a previsão do tempo
2. Verifique se o local tem plano “B” para caso chover ou locação de tendas
3. Verifique se o local possui iluminação apropriada para o casamento noturno e se há condições de continuidade em casos de blackout
4. Contrate uma assessoria experiente
5. Pense em acomodação e locomoção para os convidados que vem de longe
6. Veja se a quantidade de convidados é compatível com o local
7. Ofereça repelentes e abanadores para vencer mosquitos e calor
8. Cuide do horário. Evite sol escaldante se não houver cobertura
9. Verifique se há buracos e depressões no terreno e sinalize-os
10. Maquiagem com fixação adequada para períodos quentes. Sem ar condicionado, você transpirará mais
11. Curta bastante o seu dia
Espero que este artigo possa contribuir na construção do seu dia feliz. Fotografar casamento ao ar livre é uma paixão infindável e sei que provoca inúmeras possibilidades de um registro criativo. Me chame no WhatsApp e vamos continuar a conversa, pode ser?
Bom, você já me conhece né? Se não, vamos lá. Eu sou o Josué Reis, Fotografo de Casamentos em Lins. Minha paixão é contar histórias como a sua e mostrar aos outros e pra si mesma que ela importa.
O meu seguimento como fotógrafo de casamento é a fotografia de casamento documental, mas, sem perder toda a essência, delicadeza e empatia que um casamento precisa.
Torço muito para que tenha gostado deste artigo. Fique a vontade para COMPARTILHAR
Que bom que você leu estas dicas até o fim. Que bacana mesmo!
Acredito que eu possa ser o fotógrafo de casamento ideal para o seu dia.
Será um prazer! Se ficou dúvidas, comente aí em baixo. Será um prazer! E fique de olho tá. Sempre tem bastante dicas de casamentos para noivas vindo por aí!
Josué Reis | Fotógrafo de casamentos em Lins