Seja no campo, na praia, no jardim ou até mesmo nas montanhas, ter o céu como teto é uma experiência magnífica. Certamente a luz natural permitirá fotografias exuberantes e a sensação de liberdade é incrível.
Mas é no casamento ao ar livre que o horário precisa ser considerado de extrema importância pois a intensidade do sol definirá tudo. Antes de falar sobre, que tal entender o resultado da variação da intensidade da luz do sol na fotografia?
Sol do amanhecer
Também conhecido como “crepúsculo matutino”, o melhor horário é entre a saída do sol até 20 minutos após. Garantirá imagens com menor contraste em especial no rosto.
Para facilitar a compreensão, “menor contraste” no caso da fotografia de pessoas está se referindo a uma transição mais suave entre áreas de sombras e luzes.
Existe um período de cerca de 30 minutos antes do nascer que permitem boas imagens, pois o ambiente já conta com luminância indireta do sol.
Sol de 30 minutos após o amanhecer até 60 minutos antes do pôr do sol
Provocará mais contraste; a transição entre luz e sombra ficará bem acentuada. No período em que o sol fica em um raio de 45º considerando você sendo o eixo, provocará sombra acentuada na região de olhos, o que chamo de “efeito Panda”.
Fique ligado nisso!
Se o evento acontece em áreas de sombra, a desigualdade de intensidade de luz entre a área do casamento x região exposta ao sol poderá apresentar o que chamamos de “estouro”, que é quando o excesso de luz provoca perda de dados na imagem e a área fica branca. Para contornar isso, caso o “efeito estouro” precisar ser contornado, o fotógrafo usará cargas expressivas de flash, o que pode gerar uma imagem mais chapada, com tendências de tornar maquiagens com aspecto mais planos com perda de volume e textura. Contudo, o profissional sempre encontrará a melhor saída e equilíbrio.
Golden hour (hora dourada)
O mesmo resultado do sol do amanhecer. Dura em torno de 20 minutos antes do pôr. É claro que após, o vislumbre da luz do sol escondido mostra uma pintura celeste exuberante. Sem dúvidas, o melhor momento para fotografia para quem busca imagens mais românticas, sentimentais e suaves.
Não há certo ou errado
O que é preciso ter em mente é que não há certo ou errado; qualquer que for o seu horário, o profissional garantirá bons resultados, mas por fim, você já sabe do que esperar à depender do horário escolhido por você.
Dias nublados
Embora é comum os casais reclamarem, céu com nuvens são verdadeiras bênçãos, isto porque elas cumprem o papel de difusores de luz, recebendo o impacto direto do sol e filtrando sua intensidade, proporcionando iluminação equilibrada e suave, com menor contraste.
Pense nos seu convidados ao definir seu horário
Considere que pode ser uma experiência ruim para os convidados se o seu casamento acontecer em período de sol escaldante em ambientes desprovidos de cobertura. O calor roubará o entusiasmo, os deixarão impacientes para todo atraso e pode agravar quadro de saúde de pessoas propensas a males.
Tendas certamente será um investimento importante para o bem estar de todos.
Vamos pensar nas dicas sobre os horários?
O cerimônia de casamento da Larissa e Vínicius iniciou as 17:53 e terminou as 19:28 no Manitá em Lins-SP.
Vou te deixar este site que te ajuda a saber qual o horário do pôr do sol no seu dia escolhido:
Acessar site para ver horário do nascer e pôr do sol em qualquer dia do ano
Ao acessar o site, posicione o pino da sua cidade sobre o mapa e escolha a data do seu casamento.
a- Quero que meu casamento seja no pôr do sol.
Responda esta pergunta: Como o pôr do sol é algo extremamente rápido, você deseja que o aconteça durante a entrada da noiva, no meio da cerimônia ou na saída dos noivos? Vamos discorrer uma por uma.
Pôr do sol na entrada da noiva
Inicie a cerimônia no mínimo 40 minutos antes do pôr do sol.
Pôr do sol durante a cerimônia
Considere a média de 1 minuto para cada entrada de casal de padrinhos, 15 minutos entre entrada de pajens, daminhas e noiva. Se o casamento tem 10 casais de padrinhos, o noivo, pajens, daminha e noiva, pense em iniciar o seu casamento 1 hora e 15 minutos + ou – antes do pôr, pois você estará seguramente envolvida nos ritos do celebrante.
Pôr do Sol na saída dos noivos
Duas horas antes do pôr, pois deve se considerar o tempo de cumprimentos e fotos com os padrinhos e pais.
Ensaio pós cerimônia dos noivos no pôr do sol
Inicie seu casamento 2 horas antes do pôr.
Se algum momento específico do seu casamento constitui sonho tê-lo no pôr, não é errado manifestar aos padrinhos esta intenção e solicitar cuidado quanto a atrasos.
Casamento o amanhecer
A Léia e Rafael se casaram ao amanhecer no Rancho Amor Infinito em Lins-SP. A cerimônia começou as 04:30 e terminou as 06:20. Foi uma experiência incrível.
Embora raro, considere as mesmas orientações acima, mas na ordem inversa.
Casamento noturno em ambientes externos: Vantagens e desvantagens.
Vantagens
- Você poderá enriquecer sua decoração com varais de luzes e outros acessórios decorativos luminosos.
- os convidados não sofrerão com o sol e a temperatura é mais agradável
- mais tempo para os convidados se prepararem pois alguns trabalham aos sábados.
Desvantagens
O cenário “pra além” da nave e altar poderão s tornar em “breu” absoluto.
Se existe a intenção de cerimônia noturna ou que comece a tarde e termine a noite, não se esqueça de falar sobre isso com seu decorador e cerimonial.
O anoitecer acontece rápido e por isso lembre-se de buscar promover iluminação que valorize o seu ambiente. Não estamos falando sobre iluminar como que é feito em espaços esportivos. Certamente seu decorador apresentará uma boa solução.
Uma última dica
É muito aconselhável que você marque no convite pelo menos 30 minutos antes para chegada dos convidados. Isso previne pequenos atrasos e traz tranquilidade para o início da cerimônia afim de que não se concorra com a entrada dos demais convidados.
Espero que estas dicas preciosas possa te ajudar a ter um dia com muitos acertos e que o seu sonho seja ainda mais belo iluminado pela luz que sempre sonhou. Se surgir alguma dúvida, fique à vontade para me chamar no WhatsApp clicando aqui!
Espero que este conteúdo te ajude um pouco a se sair majestosamente bem no seu dia especial. Tenho certeza que será lindo.
Ah, você também poderá gostar destes artigos que relacionei abaixo:
DICAS ÀS NOIVAS NO DIA DO SEU CASAMENTO
DICAS PARA FOTOGRAFIAS INCRÍVEIS NO SEU MAKING-OF
PORQUE PRECISO CONTRATAR UMA CERIMONIALISTA?
DICAS PARA UM CASAMENTO AO AR LIVRE DE SUCESSO - GUIA
PERGUNTAS QUE AS NOIVAS ME FAZEM - FOTOGRAFO DE CASAMENTO
POR QUE SE CASAR NO RELIGIOSO?
GUIA COMPLETO PARA O CASAMENTO CIVIL
POR QUE AS NOIVAS SE CASAM DE BRANCO?
Bom, você já me conhece né? Se não, vamos lá.
Eu sou o Josué Reis, Fotografo de Casamentos em Lins. Minha paixão é contar histórias como a sua e mostrar aos outros e pra si que ela importa.
O meu seguimento como fotógrafo de casamento é a fotografia de casamento documental, mas, sem perder toda a essência, delicadeza e empatia que um casamento precisa.
Torço muito para que tenha gostado deste artigo. Fique a vontade para COMPARTILHAR
Que bom que você leu estas dicas até o fim. Que bacana mesmo!
Acredito que eu possa ser o fotógrafo de casamento ideal para o seu dia. Será um prazer! Fale comigo no Whatsapp :)
Se ficou dúvidas, comente aí em baixo. Será um prazer!E fique de olho tá. Sempre tem bastante dicas de casamentos para noivas vindo por aí!
Josué Reis | Fotógrafo de casamentos em Lins