FOTOGRAFIA - UMA ARTE ESPECIALJosué Reis - Fotografo de casamentos em Lins
Acredito que uma das melhores formas de começar a discorrer o assunto é definir com careza o que é FOTOGRAFIA e o que é ARTE. Vamos lá:Fotografia: Processo de registro da luz através de reação químicas (analógica) ou por sensores eletrônicos (digital). A primeira fotografia foi obtida em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Abaixo podemos observar a imagem que é considerada a primeira fotografia. Veja só:
Foto mais antiga tirada por Niépce, por volta de 1826.
Agora definiremos brevemente ARTE: Arte é uma palavra que se origina do vocábulo latino ars e significa técnica ou habilidade. Podemos dizer que é uma manifestação humana comunicativa muito antiga. É uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio, realizada de forma consciente, controlada e racional.
Então vamos ser bem honestos: A esta altura precisamos pensar ser a fotografia uma arte realmente. Pra você, a fotografia pode ser considerada arte?
Ensaio em Cafelândia-SP Amanda e Danilo Veja mais fotos clicando aquiMinha resposta seria SIM e NÃO. Vamos lá: Para ser considerada arte, tendo em mente ser ela uma interpretação da realidade, a fotografia precisa ter intenção artística, uma qualidade de composição e luz, de ecosistema, de um recorte, de contexto, criatividade e dominio técnico do que se propõe, o que é diferente do simples fato de fazer um registro.
Há muitas razões para afirmar que a fotografia é uma arte. Neste texto quero em rápidas palavras mostrar dois dos seus aspectos maravilhosos.Vamos começar dizendo a sua capacidade de "transformar" qualquer ambiente em um cenário espetacular. O outro é o de conseguir resultados incríveis quando o ambiente não controlado sofre um revés inesperado. Separei como exemplo o ensaio deste casal querido Amanda e Danilo.
O Local escolhido foi uma enorme área rural de terras recém tombadas livre de vegetações avantajadas e uma árvore na cidade de Cafelândia-SP. Na visão comum humana trata-se de um local improvável. Tínhamos uma grade ideia: Usar e abusar do por do sol, tendo em mente que a vista poderia ser maravilhosa por se tratar de um campo aberto.
Tudo correndo bem, até que no momento de explorar este maravilhoso sol poente, aquela mesma nuvem que refresca o homem do calor e lhe traz a chuva, foi a mesma que em menos de três minutos encobriu toda luz direta do sol.
Ir embora? Certo que não! Afinal de conta estamos fazendo um ensaio fotográfico e podemos sorrir ao invés de lamentar e usar técnicas adequadas em uma boa dose de inspiração. Deste modo, o lamaçeiro se torna espelho, a nuvem "cortina" se torna o "difusor de luzes" e a árvore solitária a moldura da fotografia.
Tirar fotos pode até ser apenas apertar um botão, mas fotografar esplendorosamente, contornando situações adversas certamente você precisará de muito, muito estudo, equipamentos adequados, muita inspiração e sobretudo, amor no que se faz.
Por fim, precisamos lembrar a fotografia documental/jornalística vestidas de pretensões de historicidade o que difere da artística, que mais que ter o registro, tem por objetivo explorar a percepção e apresentar um processo artístico pautado em emoções, ideias e criatividade.
Bom, você já me conhece né?Se não, vamos lá. Eu sou o Josué Reis, Fotografo de Casamentos em Lins.Minha paixão é contar histórias como a sua e mostrar aos outros e pra sí mesma que ela importa.
O meu seguimento como fotógrafo de casamento é a fotografia de casamento documental, mas, sem perder toda a essência, delicadeza e empatia que um casamento precisa.
Torço muito para que tenha gostado deste artigo. Fique a vontade para COMPARTILHAR
Que bom que você leu estas dicas até o fim. Que bacana mesmo!
Acredito que eu possa ser o fotógrafo de casamento ideal para o seu dia. Será um prazer!Se ficou dúvidas, comente aí em baixo. Será um prazer!E fique de olho tá. Sempre tem bastante dicas de casamentos para noivas vindo por aí!Josué Reis | Fotógrafo de casamentos em Lins