O QUE É MINI-WEDDING - TUDO O QUE PRECISA SABER SOBRE
por JOSUÉ REIS - FOTOGRAFO DE CASAMENTO EM LINS
Enquanto escrevo este artigo, estou ouvindo boas notícias de que o número de mortos resultados da pandemia do Covid-19 no Brasil está reduzindo, graças ao aumento de aplicações do imunizante. É fato pensar que esta pandemia está moldando diversas faces da sociedade. Há quem ganhou muito dinheiro com isso, aproveitando as dores do momento, e há os que sofreram baixas financeiras irreparáveis.
Resultados de um tempo difícil
Certamente, uma das consequências imediatas no segmento de eventos sociais, tem sido a procura por casamentos com numero reduzido de convidados, e consequentemente, a contratação de serviços cada vez mais enxutos e dinâmicos.
Por exemplo, nunca se tornou tão popular o casamento no estilo, ou se me permite, porte MINI-WEDDING. Certamente você já ouviu falar sobre. Mas do que se trata afinal? Vamos lá!
O que é o Mini-Wedding afinal?
O CASAMENTO MINI-WEDDING é um formato em que basicamente o numero de convidados é reduzido. Embora não exista um consenso sobre qual a quantidade máxima de convidados para não infringir a classificação desta modalidade, acredito que estamos falando em algo até 80 a 100 convidados. Também existe o MICRO-WEDDING, cuja diferença é trabalhar o evento com no máximo 30 convidados, mas este é um assunto para outro artigo.
Alguns pontos importantes
Bom, definido, vamos trazer a mente alguns pontos importantes:
1- O MINI-WEDDING é realmente mais vantajoso, economicamente falando?
Não é sinônimo de economia. O conceito principal do Mini-wedding é necessariamente trazer para si apenas os amigos e familiares mais próximos. Por isso acabam desenvolvendo uma decoração mais aprimorada, um buffet mais especial, atrações de recepção mais glamorosos, etc... é a oportunidade de celebrar com mais excelência com os que são considerados mais íntimos. Por isso, as vezes ele pode chegar a ser até mesmo mais caro.
Mas calma, porque não é regra! Mini-wedding também pode ser simples e ao mesmo também aconchegante e bonito. Mas tenha em mente que será interessante produzir o mini-wedding pensando em empregar boas oportunidades de oferecimentos.
2- É preciso pensar com carinho o local para o mesmo
Pois é, se é de menor porte, o salão escolhido também pode ser menor, haja vista que grandes salões geralmente não dispõe a oportunidade de oferecer o ambiente seccionado. Principalmente nos últimos anos, a procura de casamento realizados em fazendas, retiros rurais e hotéis tem sido cada vez maior. Em Lins, por exemplo, dispomos de interessantes espaços em área urbana e rural. A oferta cada vez mais é maior.
Outra característica do mini-wedding está no fato da possibilidade de o casal escolher algo que os torna em comum, como por exemplo, cafés e pizzarias em que o casal tenha tido algum momento especial ali.
Bacana por exemplo, poder fazer o casamento em ambientes mais tradicionais para a família, como por exemplo a casa dos pais, casa de campo da família, e por aí vai.
3- Cuidado ao abrir mão de profissionais pro entender não haver demanda
Este acaba sendo um erro destrutivo de alegria. Já ouvi, por exemplo, casais abrirem mão de cerimonialista com o argumento de se poder ter o controle do evento, haja vista, todos os convidados estão ao alcance do “grito”. Ledo engano. Nunca...nunca...nunca! Desculpe a redundância. Mas isto é para reforçar o entendimento de que abrir mão de certos profissionais é abrir a porta para um evento estressante e frustrante.
Para entender um pouco mais sobre isso, escreve um artigo e você pode ler no link abaixo:
Por que contratar uma cerimonialista?
Como fotógrafo, conhecedor da arte de se ter bons registros, sinto angustiado quando ouço a decisão de que o parente ou amigo próximo tem uma “câmera parecida com a nossa” e que se propôs a fazer as fotos gratuitamente. Eu até concordo que o celular faça boas foto; mas lembre-se que este equipamento tem severas limitações e fragilidade de armazenamento, bem como a pouca qualificação do pretendente para encontrar possibilidades jornalistas e artísticas.
E claro que essa decisão vem por conta da necessidade de economia. Mas valer a pena abrir mão do valor do que está acontecendo? Te ajudo a entender um pouco mais sobre isso no link abaixo:
Por que é tão caro o serviço de um fotógrafo?
4- Sim, você pode aplicar o tão em alta DIY (faça você mesmo)
Como a quantidade reduzida de elementos, abre-se esta porta para noivinhas que gostam de produzir seus itens personalizados. Mas lembre-se: O que você propõe a fazer pode levar muito tempo e provocar inúmeros estresses. Embora ajude na redução dos custos, é preciso considerar se valerá a pena passar dias inteiros produzindo DIY, haja vista que o casamento exigirá o empenho em outras atividades importantes.
Uma boa forma de encontrar ideias para DIY é o Pinterest, você conhece? Vou deixar o link aqui, inclusive com o resultado de uma pesquisa:
DIY casamento decor no Pinterest
5- A quem se recomenda o MINI-WEDDING
Bom, esta resposta é fácil: Para todos os noivos que desejam terem um casamento envolvido por pessoas mais íntimas e que busca o emprego de mais qualidade ao invés de quantidade. O mini-wedding nunca será sinônimo de mais simples ou menos memorável, embora o possa ser.
Para mim, fotógrafo de casamentos, não há distinção no trato e cuidado quando o evento em pauta é de grande ou menor porte. É claro que pode haver diferenças de valores, mas sempre estamos falando em produzir com a mesma excelência, zelo e cuidado com o seu dia tão especial.
Me convide para conhecer as oportunidades especiais que tenho praticado para mini-weddings, o casamento pequeno:
Bom, você já me conhece né?
Se não, vamos lá. Eu sou o Josué Reis, Fotografo de Casamentos em Lins.Minha paixão é contar histórias como a sua e mostrar aos outros e pra sí mesma que ela importa.O meu seguimento como fotógrafo de casamento é a fotografia de casamento documental, mas, sem perder toda a essência, delicadeza e empatia que um casamento precisa.
Torço muito para que tenha gostado deste artigo. Fique a vontade para COMPARTILHAR
Que bom que você leu estas dicas até o fim. Que bacana mesmo!
Acredito que eu possa ser o fotógrafo de casamento ideal para o seu dia. Será um prazer!
Se ficou dúvidas, comente aí em baixo. Será um prazer!E fique de olho tá. Sempre tem bastante dicas de casamentos para noivas vindo por aí!Josué Reis | Fotógrafo de casamentos em Lins