O QUE POSSO LEVAR E QUEM PODER IR COMIGO EM MEU ENSAIO FOTOGRÁFICO?
POR JOSUÉ REIS – FOTOGRAFO DE CASAMENTOS
Depois de tantos ensaios fotográficos praticados tenho a alegria de poder ter conhecido muita gente por ocasião disso. O ensaio fotográfico não é apenas uma sessão de fotografias. É também uma grande oportunidade de estreitamento do relacionamento fotógrafo/cliente, proporcionando maior afinidade, reconhecimento dos gostos, perfil e preferências do casal. É também uma grande oportunidade de mostrarmos mais uma vez que o casal fez a escolha acertada para os registros fotográficos de sua história.
Outro sim, o ensaio é um bom momento para o fortalecimento da confiança entre ambos o que certamente contribuirá para a entrega de um material maravilhoso. Quanto maior a confiança do casal, maior a entrega e isto certamente é uma soma de sucesso.
Não ter objetos não é um problema
Acredito que seja bom começarmos tocando neste ponto. Embora vamos comentar no decorrer desta matéria que os elementos acrescidos podem contribuir, não ter nada também é negócio; claro que não ter nada mas estar em um lugar bacana, potencializa os resultados.
Um entendimento importante: todas as vezes em que falar Casal pode ser entendido como qualquer outro personagem a receber o ensaio, ou seja, debutante, ensaio solo feminino ou masculino, infantil, etc...
Vamos as questões:
1- Quais pessoas podem me acompanhar no ensaio?
Aqui é um ponto importante. Pense sempre em quem é o personagem principal do ensaio. Este então deve receber toda atenção do momento. Se os que acompanham estão cientes disso, e não se sentirem ofendidos por não estarem fazendo parte das composições, não há problema algum em levar acompanhantes.
No entanto, se existe destes participarem dos registros você precisa:
a- avisar com antecedência o seu fotógrafo;
b- Comunicar aos acompanhantes que devem se contentarem em apenas apoiar/auxiliar na maioria do tempo;
c- poderão serem inclusos em alguns cliques sempre que o fotógrafo perceber oportunidade; deixe claro a eles que é o fotografo quem tem preferência nesta decisão.
É importante este esclarecimento, pois já aconteceu alguns encontros em que os que acompanhavam estavam muito ativos na participação e isto roubava a atenção do casal e até mesmo e o tempo de dedicação a eles.
Quanto mais atenção precisar ser dispensada aos acompanhantes, menor o tempo útil de integração e registro do casal.
Meu conselho então é ir acompanhado de no máximo uma ou duas pessoas conscientemente orientadas sobre os pontos destacados acima. Não há uma regra aqui.
Claro, faremos registros dos que acompanham, se desejarem. Mas esta é uma ação secundarizada e apenas com o compromisso documental e não artístico.
O exemplo do ensaio da Letícia
Foi um dia muito agradável e a família estava toda. Dedicamos tempo à Letícia:
E trabalhamos alguns momentos com seus queridos em muitas ocasiões.
2- Quais objetos posso levar para o ensaio fotográfico?
É importante que os elementos tenham alguma conexão com o casal e não simplesmente porque é bonito.
Talvez balões não tenha nenhuma relação com você, mas você acha bonito e gostaria de fotografar com eles, certo? Sem problema algum!
Mas tente incluir nesta relação elementos que façam parte da história de vocês.
Existe a categoria de objetos que tem o poder de dar um “Boom” e um impacto maior nos resultados e isto é perfeito! Só lembre-se de que as cores devem serem adequadas ao look e ambiente.
Note então que não existem regras! É preciso cautela enquanto se decide os elementos que farão parte dos registros, mas seja feliz e livre ao pensar sobre isso.
Um teste pra você observar:
Disponho três fotos abaixo para reflexão. Uma não tem nenhum elemento a não ser a locação, outra tem um elemento gracioso que faz parte do ambiente e outro com objeto levado pelo casal. Talvez não exista a mais importante e bonita; resultados diferentes mas toda maravilhosas.
Notou que tudo faz sentido quando se harmonizam?
Faça um check-list dos elementos de cuidado pessoal
Toalha
A toalha é uma boa opção para colocar os pertences em cima ou até mesmo para enxugar o suor.
Lenço Umedecido
No caso de sujar ou manchar a roupa escolhida para as fotos; ainda ajuda na remoção de manchas de maquiagem na pele ou roupas.
Água
É importante levar algo para beber, uma garrafinha de água ou um suco, isso é importante. O ensaio é uma experiência fantástica, mas desidrata muito por sua intensidade.
Protetor Solar
Não só em dias de sol, mas todo dia o protetor é necessário. Então deve-se passar o protetor antes de sair de casa, e levar o mesmo caso for necessário reaplicar durante o ensaio.
Repelente
Para evitar os mosquitos e borrachudos, é importante passar repelente para garantir um ensaio tranquilo.
Espelho Portátil
Um pequeno espelho portátil é um aliado para que você possa dar uma olhadinha no cabelo e nos olhos durante a sessão.
Cuidado com os adornos femininos
Tiaras
Tiaras são tudo de bom, mas cuide para que não sejam mais atrativos do que o próprio personagem do ensaio. Algumas são grande demais. cuide para ser proporcional, discreta e com cores condizentes com seu look.
Anéis, pulseiras, colares e brincos
São bem-vindos! Atente-se sempre ao local e roupa que você está! O mínimo na fotografia é sempre mais.
Mas não se esqueça, isso deve estar em harmonia com o local e a roupa que decidiu usar. Observe as cores do ambiente para que tudo esteja dentro dos padrões.
E os homens?
Para os homens, os relógios são bem-vindos, desde que não sejam os mais impressionantes e grandes que você tem. Colares discretos, pulseiras são sempre bem vindos caso não chamem tanto a atenção na foto.
O que também ajuda a incrementar o ensaio são:
Instrumentos musicais, livros, ursinhos, letras e coisas do tipo, plaquinhas de contagem regressiva para o Save the Date, balões gás hélio, iniciais do nome em MDF ou outro material que se sustente.
Enfim, confesso não poder esgotar o assunto porque cada ensaio possui suas características, mas acredito que as orientações acima dão um bom norte.
Você pode saber mais sobre MAQUIAGEM PARA ENSAIOS FOTOGRAFICOS EXTERNOS e também sobre QUAIS ROUPAS DEVO LEVAR PARA OS ENSAIOS.
Bom, você já me conhece né? Se não, vamos lá.
Eu sou o Josué Reis, Fotografo de Casamentos em Lins. Minha paixão é contar histórias como a sua e mostrar aos outros e pra si que ela importa.
O meu seguimento como fotógrafo de casamento é a fotografia de casamento documental, mas, sem perder toda a essência, delicadeza e empatia que um casamento precisa.
Torço muito para que tenha gostado deste artigo. Fique a vontade para COMPARTILHAR
Que bom que você leu estas dicas até o fim. Que bacana mesmo!
Acredito que eu possa ser o fotógrafo de casamento ideal para o seu dia. Será um prazer! Fale comigo no Whatsapp :)
Se ficou dúvidas, comente aí em baixo. Será um prazer!E fique de olho tá. Sempre tem bastante dicas de casamentos para noivas vindo por aí!
Josué Reis | Fotógrafo de casamentos em Lins