PORQUE O VESTIDO DE NOIVA É BRANCO?
Por Josué Reis – Fotografo de Casamentos em Lins
Olá! Que bom ter você aqui neste post.
Hoje vamos falar deste elemento tão emblemático nos casamentos. Bom, o acontecimento por em si já é algo extremamente poderoso e significativo na história da sociedade mundial.
Este por sua vez, sela testemunhalmente a união de duas pessoas em amor, em cumprimento ao que Deus estabeleceu desde a criação do homem, o que podemos considera-lo como primeira instituição divina. Este é reconhecido por sua vez através do ato civil e posterior, subordinado aos ritos de cada crença e cultura. Nasce aí uma nova família constituída e a oportunidade de construírem em amor a sua prole, tornando-os legitimamente herdeiros de todas as conquistas matrimonial.
Antes de tocarmos no cerne da questão proposta, vamos dar uma breve pincelada no contexto histórico do uso.
A cor, o estilo e a importância cerimonial do vestido dependem em suma da religião e cultura dos que se propuseram pratica-lo.
Toda ocasião especial faz-se necessário o emprego de vestes adequadas para tal. No entanto. Destacamos aqui o casamento entre os romanos, em que a vestes eram produzidas exclusivamente para a ocasião. A noiva se atavia de uma única branca e era envolvida em um véu de linho finíssimo nos tons amarelo ou vermelho bem intenso. Era o Flammeum, por ser de tom similar a uma flama. Tranças no cabelo e cora de flores eram atavios indispensáveis, simbolizando fertilidade.
Com a difusão do Cristianismo na idade média, surgiram novos costumes, fortalecendo ainda mais a pratica das cerimonias religiosas.
Dito isso, vamos agora tocar na pergunta estabelecida:
Porque o vestido de noiva é branco?
Há controvérsias sobre o seu início. Diz-se que na Grécia Antiga a tradição já era praticada atribuída a um deus mitológico. Mary Stuaty, rainha da Escócia e França no século XVI usou um vestido com detalhes em branco, em que homenageava sua mãe. Maria de Médici, no século XVII usou um vestido de cetim branco e muitas joias preciosas e outros detalhes em dourado; mas seu ato revelava certo descontentamento com a sua união.
Mary Stuaty, rainha da Escócia e França no século XVI
No entanto a popularidade mais aceita vem com a rainha Victoria, do Reino Unido. Amando seu marido, usou um modelo todo rendado e completamente brando com o implemento do véu, que não era tão usual nos seus dias. Foi aí que os seus súditos, no desejo de homenageia-la começou a fazer uso das mesmas características e assim popularizando o uso do vestido branco.
Rainha Victoria, do Reino Unido
Com a chegada da máquina de costura, os modelos começaram a se tornarem mais sofisticados e se aproximando do que atualmente o temos.
Veja abaixo a evolução dos vestidos:
DÉCADA 10
DÉCADA 20
DÉCADA 30
DÉCADA 40
DÉCADA 50
DÉCADA 60
DÉCADA 70
DÉCADA 80
DÉCADA 90
DÉCADA 00
DÉCADA 10
DÉCADA 20
Bom, você já me conhece né?
Se não, vamos lá. Eu sou o Josué Reis, Fotografo de Casamentos em Lins.
Minha paixão é contar histórias como a sua e mostrar aos outros e pra si mesma que ela importa. O meu seguimento como fotógrafo de casamento é a fotografia de casamento documental, mas, sem perder toda a essência, delicadeza e empatia que um casamento precisa.
Torço muito para que tenha gostado deste artigo. Fique a vontade para COMPARTILHAR
Que bom que você leu estas dicas até o fim. Que bacana mesmo!
Acredito que eu possa ser o fotógrafo de casamento ideal para o seu dia. Será um prazer! Fale comigo no Whatsapp :)
Se ficou dúvidas, comente aí em baixo. Será um prazer!E fique de olho tá. Sempre tem bastante dicas de casamentos para noivas vindo por aí!
Josué Reis | Fotógrafo de casamentos em Lins